quinta-feira, 15 de abril de 2010

14 de Abril Dia do pan-Americano



História do Pan

A idéia inicial da realização de um evento que reunisse os países de todo o continente americano surgiu em 1932, durante as Olimpíadas de Los Angeles. Inspirados nos Jogos Centro-Americanos de 1926, um grupo de representantes de países latino-americanos e o Comitê Olímpico Internacional propuseram a criação do Pan. Em 1940 a idéia saiu do papel e começou a tomar forma. Nesse ano foi realizado o 1º Congresso Esportivo Pan-Americano, em Buenos Aires. Durante o congresso ficou definido que a primeira edição do Pan seria realizada ali mesmo, em Buenos Aires, em 1942. Porém, em virtude do ataque japonês a Pearl Harbour (Havaí), em dezembro de 1941, e da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os jogos acabaram não sendo realizados. Com o fim da guerra, a idéia voltou a ser debatida. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, foi realizado o 2º Congresso Esportivo Pan-Americano. Decidiu-se então que a competição aconteceria três anos depois, em Buenos Aires.


Foi assim que, finalmente, em 1951, foi realizada a primeira edição do Pan, reunindo 2.513 atletas de 21 países, que disputaram 18 modalidades. Disputando em casa, os argentinos ganharam o maior número de medalhas, ficando com 47% das medalhas de ouro! Nos últimos 56 anos foram disputadas 15 edições. O número de atletas, países participantes e modalidades disputadas praticamente dobrou. Também é significativo o aumento do interesse e importância dos Jogos em todo o continente.

Você sabia?
João Havelange,
atual membro
do Comitê Olímpico Internacional
e Presidente de Honra da
Fifa,
já foi um grande atleta!
Além de nadar
nas Olimpíadas
de 1936, Havelange
disputou o pólo aquático no Pan
de 51, na Argentina.
bandeira do pan-Americano

Imagem cedida peloComitê Olímpico Brasileiro
Crédito: Evandro Teixeira/ COBFernando Scherer, o Xuxa,
grande nome do esporte brasileiro na história do Pan


Para os atletas então, nem se fala. Para muitos, participar do Pan é o objetivo maior de suas carreiras. Para outros é um salto (sem vara!) para as Olimpíadas!

No Brasil sediou a edição de 1963 do Pan, em São Paulo. Os Jogos contaram com a participação de 1.665 atletas, de 22 países, que disputaram 22 modalidades. A cerimônia de abertura reuniu 40 mil pessoas no estádio do Pacaembu. Foi também nesta edição que obtivemos a melhor participação, ficando em segundo lugar geral com 14 medalhas de ouro, 20 de prata e 18 de bronze.Apesar de termos obtido mais medalhas de ouro (29) na edição de Sto.Domingo (2003), a classificação foi pior - ficamos em 4º lugar.
Veja abaixo um quadro com todas as edições dos Jogos Pan-Americanos.
esporte.uol.com.br/pan/

Nenhum comentário:

Postar um comentário